terça-feira, 20 de março de 2018

Significado e conceitos da Cultura Corporal de Movimento


A cultura corporal tem sido apresentada por diversos autores no teatro do mundo de várias formas diferentes, tais como: Cultura Motora, Cultura Física, Cultura de Movimento, Cultura Corporal de Movimento etc. O homem foi e tem sido o principal protagonista dela ao longo da história, utilizando-se para isso a expressão corporal. Podemos citar como manifestações dessa expressão os jogos, as danças, as lutas, a ginástica, o contorcionismo, o esporte, o malabarismo, a mímica etc. Porém, essas manifestações só terão sentido e significado quando aplicada a cultura adequada. Vejamos alguns conceitos (interpretação) de Cultura Corporal. Segundo Betti a Cultura Corporal é algo que abarca a cultura humana, podendo juntar tanto os bens materiais como os não materiais relacionadas às atividades físicas, isso é, quando produzida no processo histórico do homem. Já Kunz entende que a expressão Cultura Corporal tem inúmeras interpretações, e uma delas é a questão do dualismo corpo/mente. Diz ele: “se há uma Cultura Corporal também deve haver a "Cultura não Corporal" (Cultura Intelectual, Cultura Mental etc.) Afirma ainda que o termo Cultura Corporal “ressalta uma cultura com ênfase nos aspectos do movimento humano”. Isso significa que tal “cultura” pode ou não ser esportivo, o essencial é fazer parte do universo do movimento humano. Para Daolio não existem diferenças entre as expressões Cultura Corporal, Cultura Motora e Cultura Física, quando referidas ao papel da Educação Física tais expressões terão o mesmo conceito. Ainda para ele, a função da Educação Física não é ensinar um esporte específico, tais como: voleibol, basquetebol, futebol, etc, “mas utilizar atividades valorizadas culturalmente num dado grupo para proporcionar um conhecimento que permita ao aluno, a partir da prática, compreender, usufruir, criticar e transformar as formas de ginástica, as danças, as lutas, os jogos e os esportes, elementos da chamada Cultura Motora” (ou Corporal, ou Física).
Portanto, se o ensino de jogos, danças, lutas, contorcionismo, etc, não possibilitar ao homem o conhecimento da Cultura Corporal pautado em um entendimento crítico e reflexivo acerca das atividades, não “servirão” pra nada. 

Wander Venerio Cardoso de Freitas 
Especializando em Educação Física Escolar – Licenciado em Educação Física 
Faixa Preta de Karate 3º Dan - Faixa Roxa / Jiu Jitsu

REFERÊNCIAS
CÂMARA, Engel. Luta. Batatais, SP: Claretiano, 2014.

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