Ao contrario do que se possa imaginar, o karatê-jutsu não é uma nova modalidade de karatê, pois tanto o karatê-do quanto o karatê-jutsu são, na verdade, o estilo Shotokan de Karatê.
O karatê-jutsu, todavia, é um resgate das técnicas abandonadas pelo karatê-do. No karatê-jutsu são inseridas técnicas que são encontradas nos katas, porém que não fazem parte do kihon exigidos pelos dojôs de karatê contemporâneos.
O karatê-jutsu, portanto, continua com a mesma fundamentação básica do Karatê-do (pois, como já havia dito antes, continuamos a treinar o karatê Shotokan), Porém, com a inserção das técnicas de controle do adversário e luxação das articulações (katame waza) já citadas acima, inseridas em seu kihon.
A Associação de artes marciais japonesas – Koshukai, através de sua equipe multidisciplinar, ministra cursos e seminários, aos praticantes de Karatê-jutsu, sobre tais técnicas encontradas nos katas. Essas técnicas são ensinadas por faixas pretas, da modalidade marcial que mais se especializou na determinada técnica encontrada nos katas.
Fonte:http://karatejutsushotokan.blogspot.com.br/2015/11/aplicacoes-do-kata-bunkai-por-kanazawa.html
Um comentário:
Karate shotokan e derivado do karate de Okinawa.
Postar um comentário