No entanto, a grande multidão que lotou o teatro naquela noite não tinha vindo para ver a costumeira fila de homens fortes locais tentando sua mão contra o invencível "campeão de Jiu-Jitsu". Intercaladas entre os espectadores habituais estavam contingências de cidadãos japoneses, oficiais do governo, oficiais da Marinha, jornalistas, membros da alta sociedade e estudantes da Faculdade de Medicina.
Em outubro de 1915, a Folha do Norte anunciava a chegada de uma nova atração a Belém, capital do estado amazônico do Pará :
“A trupe fará jiu-jitsu, luta livre, boxe e esgrima japonesa e é dirigida pelo invicto campeão mundial Conde Koma. Ele oferecerá 5 mil francos para quem conseguir derrotar um dos integrantes da trupe formado por Okura, campeão do Chile, Shimizi, campeão do Peru, Satake, campeão de Nova York e Luku um ex-instrutor militar no Peru.
“A trupe está atualmente no estado do Pará a caminho da América do Norte. Suas apresentações tiveram grande sucesso em outros países. A trupe estará vestindo trajes adequados e decentes, e sua atuação é rigorosamente voltada para a família. A trupe vai desfilar pelas ruas em seus trajes tradicionais. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário